INSS: Como fica a prova de vida em 2021?

Publicação: segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

De acordo com o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, do Ministério da Economia, Wagner Lenhart, com a com a publicação da Instrução Normativa Número 121, os servidores aposentados, os pensionistas e os anistiados políticos têm um prazo mais amplo para fazer a Prova de Vida.

Como realizar a prova de vida? 

Para realizar a prova de vida, o segurado precisa se direcionar ao banco onde recebe o benefício, levar um documento de identificação com foto como RG, alguns bancos utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento.

No caso dos beneficiários que por motivo de doença ou dificuldade não conseguirem se deslocar até as agências bancárias, podem realizar a comprovação por meio de um procurador cadastrado no INSS.

Lembrando que segurados que residem em outro país, também precisam realizar a prova de vida anualmente.

Se eu quiser posso fazer a prova de vida agora? 

O procedimento para realização da prova de vida não está proibido, caso o segurado deseje ir ao banco e quiser realizá-la, pode fazê-la normalmente. 

Prova de vida digital já está disponível? 

De acordo com o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, do Ministério da Economia, Wagner Lenhart, o Governo Federal está trabalhando para que os segurados possam ter a possibilidade de realizar a prova de vida digital a partir de 31 de janeiro. 


 “O Governo está trabalhando para que, quando se volte a fazer essas atividades presenciais, essas comprovações presenciais, não só se tenha essa alternativa, mas também se tenha a alternativa da Prova de Vida digital, ou seja, a possibilidade dessas pessoas fazerem a Prova de Vida de casa, através do seu dispositivo, do celular, do computador”, afirma o secretário do Ministério da Economia.

Esse projeto-piloto já começou a ser testado e ao final será estendido para toda a Administração Pública Federal e para todos os servidores que se enquadram e precisam fazer anualmente a Prova de Vida.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.