Estratégia de Governo Digital 2020-2022 já tem 86% de suas iniciativas em execução ou concluídas

Publicação: terça-feira, 6 de outubro de 2020

O comitê de monitoramento da Estratégia de Governo Digital 2020-2022 mostrou– em sua segunda reunião, realizada no último mês de setembro– que das 58 iniciativas contidas na estratégia, 50 estão em execução ou concluídas, o que representa 86% do total. Em junho, na primeira reunião de monitoramento do grupo, formado por gestores da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME) e da Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República (Seme/SG-PR), esse percentual era de 67%.

Painel de Raio-X da Administração Pública Federal foi a última iniciativa concluída e entregue pelo governo federal. A ferramenta visa incentivar o aprimoramento da gestão pública por meio do uso de dados, além de ampliar a transparência e simplificar o acesso a informações gerenciais dos órgãos e entidades, incluindo a economia gerada com o processo de transformação digital do governo federal. A página está disponível para consulta para todos os cidadãos.

O painel se junta ao Mapa de Empresas, ferramenta digital disponibilizada pelo governo federal para os interessados em obter informações mensais sobre o procedimento de registro de novos negócios. Também é possível consultar o tempo médio de abertura e o número de empreendimentos abertos e fechados, inclusive com detalhes sobre a localização e as atividades desenvolvidas.

“Na prática, a Estratégia de Governo Digital tem o objetivo de oferecer ao cidadão serviços de melhor qualidade, mais simples e acessíveis, a um custo menor”, diz Luis Felipe Monteiro, secretário de Governo Digital do Ministério da Economia. “O monitoramento constante das iniciativas é primordial para o cumprimento das metas. A sociedade necessita deste retorno e a gestão de transformação do governo pelo digital precisa acompanhar esse anseio”, completa.

Atualmente, dos 3,8 mil serviços disponíveis no portal gov.br, 60% são digitais. A meta é digitalizar 100% dos serviços públicos federais até o final de 2022.

A próxima reunião do comitê de monitoramento da Estratégia de Governo Digital está prevista para o próximo mês de novembro.

 

Fonte: Ministério da Economia

IMG